Polpettas, almôndegas, meat balls, o nome pouco importa… Nas famílias de origem italiana, como a minha, as polpettas não podem faltar num almoço de domingo. É aquela comida caseira, feita pela “nonna”, que você come e sempre leva uma marmitinha pra casa (afinal, que avó italiana não faz aquela quantidade de porpettas que dá pra alimentar um exército?).
As polpettas foram criadas para aproveitar as sobras de diversos tipos de carne (os primeiros registros são do século XV). Misturadas com ervas, especiarias e pão amanhecido, transformavam-se numa refeição substanciosa em épocas de escassez.
As polpettas são um curinga na cozinha e podem ser servidas de diversas formas: fritas como aperitivo, com o molho apimentado e um pão italiano ou como prato principal acompanhado de uma massa ou arroz.
Receita de Polpettas
– 500g de carne moída
– 1 ovo
– 2 dentes de alho amassados
– 1 cebola pequena bem picada
– cheiro verde picado
– sal e pimenta do reino a gosto
– 1 pão francês amanhecido
– 50g de parmesão ralado (opcional)
Molho de tomate:
– 1 lata de tomates pelados
– 1 cebola picada
– 2 dentes de alho picados
– manjericão
– sal a gosto
– 1 pimenta dedo de moça picada (opcional)
– azeite
Misture bem a carne com todos os temperos. Coloque o pão de molho em água por alguns minutos e, em seguida, escorra e aperte bem para sair todas a água. Esfarele o pão sobre a mistura da carne com os temperos e acrescente o ovo. Amasse bem com as mãos e modele as polpettas. Frite ou asse.
Para fazer o molho, refogue a cebola, o alho e a pimenta em um pouco de azeite. Junte os tomates pelados picados grosseiramente e tempere com o manjericão e o sal. Deixe cozinhar até apurar. Sirva com as polpettas já fritas ou assadas.
Nossas polpettas foram acompanhadas com um pão italiano e, desta vez, não fomos na harmonização clássica com vinho italiano. O vinho era o espanhol Marquês de Murrieta, feito com a uva Tempranillo. Delícia!
Buon appetito!
>> Veja aqui outros Menu de Baco
Oi!
Fazia algumas semanas que não entrava no blog. Que lindo que ficou com o novo layout. Adorei. Acho que vou contratar esta mesma empresa para remodelar o Le Vin au Blog. 😉
Bjs,
Rafa
😉
Bjos