Esporão Reserva Branco 2009

Mais um branco por aqui, aliás essa fase “vinho branco” aqui no blog está durando bastante por motivos óbvios, visto o calor senegalesco que vem fazendo. Mas você que gosta SÓ dos vinhos tintos, não fique decepcionado, em breve volto a falar dos seus amigos tintos.

Esse branco é português, da região do Alentejo e já falei desse produtor outras vezes por aqui, o Esporão. Vinho bem feitos, de custo-benefício interessante, esse é da linha intermediária, um corte das uvas Antão Vaz, Arinto e Roupeiro. É fermentado em cubas de inox e passa algum tempo em barricas de carvalho francês e americano. (não encontrei informações no site da Esporão sobre o tempo exato, mas se alguém souber comente aqui please!).

De qualquer forma não parece ser muito tempo visto que não é um vinho “pesado” pelo tempo em contato com a madeira. Tem uma leve untuosidade na boca, mas tem um equilíbrio e frescor conferido pela boa acidez. Aromas de frutas tropicais como abacaxi e pêssego, o deixa irresistível para o próximo gole.

Um fato interessante da Esporão é que não temem a mudança de identidade em seus rótulos. Se não me engano já é a segunda ou terceira vez que vejo mudanças nesse vinho. Talvez pela forte presença do nome “Esporão” no rótulo, não se preocupam muito com isso, e estão certos. O nome fala mais alto.

De qualquer forma, gostei bastante desse último. E você? gostou do sapinho no vinho?

4 comentários em “Esporão Reserva Branco 2009”

  1. Olá Alexandre,

    Fiquei curioso também a respeito do tempo de guarda em barricas desses vinhos Esporão, mandei um e-mail pra eles(Até o Parker respondeu ao Silvestre!) que segue, mas veio aquela clássica resposta pronta, uma pena.

    Abraços,

    Raphael.

    —————————————————–

    Caro Raphael Baruki Ferreira,

    Sugiro que veja no nosso site, na zona dos produtos – http://www.esporao.com/PT/HerdadedoEsporao/Produtos/Pages/Produtos.aspx – onde poderá encontrar informações sobre todos os nossos produtos.

    Obrigado,

    Bruno Coelho

    Brand Manager

    Avenida do Restelo, 44

    1400-315 Lisboa

    +351 213 031 540 T

    +351 213 019 968 F

    http://www.esporao.com

    A partir de 1 de Janeiro 2009 a Finagra S.A., grupo que detém a Herdade do Esporão no Alentejo e a Quinta dos Murças no Douro, passou a denominar-se Esporão S.A., afirmando-se como um projecto de várias regiões, diferentes produtos e marcas.

    O novo logótipo institucional representa a forte ligação do Esporão à terra, às origens, às raízes e define o rigor e a força de uma Empresa, onde as sementes mais valiosas são as pessoas e o respeito pelo meio ambiente.

  2. Olá Raphael e Alexandre!

    Sou da Qualimpor empresa que importa os vinhos do Esporão e Quinta do Crasto.
    Vi que vocês ficaram curiosos em saber o tempo de barrica. O Esporão Res. Branco 2009 fica 6 messes de estágio em barrica.
    Espero ter ajuda e qualquer dúvida sobre os nossos vinhos pode entrar em contato com a Qualimpor.

    Abs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *