Se você não sabe, a uva emblemática da Argentina, de tão famosa, tem até seu próprio dia de comemoração. Todo dia 17 de Abril, é comemorado o Malbec World Day. Uma grande festa promovida pela Wines of Argentina, para promover o consumo de vinhos de uva malbec.
Este ano, a festa aconteceu uns dias antes, no restaurante Chez Oscar e foi um evento diferente. Com um clima mais descolado e luz baixa, o evento ofereceu aos convidados “ilhas temáticas” de vários vinhos argentinos e logicamente malbec, muito malbec!
Obviamente provei muita coisa boa por lá, mas destacarei três vinhos excelentes, que na verdade são misturas de outras uvas, mas a malbec domina:
Dadá 1 Malbec
É uma mistura de malbec e bonarda. Muito frutado, lembrando ameixas em calda, além de toque de chocolate e café torrado. O vinho tem bastante acidez que de o deixa bem fácil de beber.
Kaiken Terroir Series
Uma mistura diferente de malbec, bonarda e petit verdot. Também bastante frutado e notas interessantes de de negra terra molhada e tabaco. Um corte mais elegante, de corpo médio e taninos firmes.
Expressiones
Outra mistura de malbec e cabernet sauvignon feito pela Bodega Finca Flichman, bem famosa no Brasil, também segue um estilo mais elegante, com fruta mais fresca e notas de flores. Taninos redondos, muito macio na boca e ótima acidez.
Então se você precisava daquela desculpa perfeita para para beber um bom malbec, é hoje!
Saúde!