O Menu de Baco está de volta e, agora, veio pra ficar! Toda 5a-feira, teremos uma receita nova, com a sugestão de harmonização e outras dicas bacanas para você reproduzir o menu em casa.
Recomeçando em grande estilo, fiz essa receita de massa caseira, que é simples e deliciosa. Se você não tiver um cilindro em casa, ou se não quiser fazer a massa, pode comprar o ravioli pronto em uma boa casa de massas.
Ravioli de damasco e brie com manteiga de sálvia
(2 pessoas)
– 200g de farinha de trigo (de preferência grano duro)
– 2 ovos (eu usei caipiras)
– 150g de brie
– 150g de damascos picados
– 2 colheres de sopa (bem generosas) de manteiga
– 1 colher de sopa de azeite
– 1 punhado de sálvia fresca
– sal e pimenta do reino a gosto
Misture bem a farinha com os ovos e uma pitada de sal (a proporção para a massa é sempre de 1 ovo para 100g de farinha) até formar uma massa lisa e bem firme. Embrulhe em filme de PVC e deixe descansar por cerca de 20 minutos.
Abra a massa com o rolo ou cilindro (que é bem mais fácil!) e recheie com um pedaço generoso de brie e pedacinhos de damasco. Feche os raviolis com carretilha ou com um garfo, para que não abram no cozimento.
Numa frigideira grande, derreta a manteiga com o azeite e coloque a sálvia. Ferva a água com sal e cozinhe os raviolis por cerca de 3 a 4 minutos. Escorra, coloque na frigideira com a manteiga de sálvia e misture bem. Coloque sal e pimenta a gosto e sirva.
Para acompanhar, nós escolhemos um vinho branco italiano, o Attems Ramato Pinot Grigio 2012. O vinho tem bom corpo, acidez moderada e um um final levemente adocicado, que combinou perfeitamente com o recheio de damasco e brie.
Oba! Bem vinda de volta e já deixando a gente com água na boca. Eu compro a massa, não tenho essas habilidades, mas a finalização dá para encarar. Bj
Depois vc me conta se ficou bom. 🙂 Bjo, João!!!
Parabéns Vanessa,
seus posts só váo abrilhantar o Diário de Baco ainda mais.
Estou seguindo!
Abraço,
Alessandra
Obrigada, Alessandra!