3 destinos charmosos e nada óbvios para curtir vinhos pelo mundo

Quem ama vinhos sabe que os destinos para degustar bons exemplares da bebida vão muito além dos tradicionais e super conhecidos Argentina e Chile. Com o crescimento em potencial do enoturismo, as rotas estão cada vez mais diversificadas, para atender a esse público que quer ir além do mais do mesmo.

E acompanhando esse movimento, muitas vinícolas se adequaram e adaptaram seus espaços para receber da melhor forma os amantes do vinho. É que a indústria do enoturismo (ou wine tourism) cresce a passos largos e já representa cerca de 20% do faturamento total das vinícolas, de acordo com pesquisas do Great Wine Capitals (GWC).

Pensando nisso, separamos abaixo 3 destinos charmosos de vinho que embora não sejam são tão óbvios, tem que constar na sua de lista de lugares a se conhecer um dia. Confira!

Suíça, Lucerna

No coração da Europa, está Lucerna, uma pequena cidadezinha da Suíça Central, conhecida pelas suas belezas naturais. Lucerna é cercada por lagos e montanhas que dão um charme a mais à região, além de guarda gratas surpresas quando o assunto é vinho.

A Weinbau Ottiger, comandada pelo enólogo Toni Ottiger, se tornou a maior vinícola da Suíça Central e, além de vinhos de altíssima qualidade, oferece um tour com direito a passeio de barco e degustação de vinhos.

Além disso, a cidade recebe em setembro a Luzerner Weinmesse, uma feira de vinhos com produtores locais e internacionais.

Évora, Portugal

O Alentejo, famoso pelos seus pães, azeites e ervas aromáticas, também é um excelente destino para degustar vinhos. A bucólica região oferece visitas guiadas pelas vinícolas com direito a muitas degustações de vinhos locais e ainda workshops de pão e azeites.

Entre as vinícolas visitadas está a Ervideira, onde é possível não apenas visitar a adega mais ainda acompanhar todo o processo produtivo, desde a chegada da uva até ao engarrafamento do vinho e sua expedição. Outro tour imperdível é até a Fábrica de Cortiça da Azaruja, que funciona desde o século XIX.

Mainz, Alemanha

Conhecida como a rainha do vinho na Alemanha, Mainz tem uma importante cultura vinícola, sendo a região do Rheinhessen, a maior zona vinícola do país.

Além de adegas e bares aconchegantes para degustar os produtos locais, as visitas aos produtores de vinho são imperdíveis. A Kupferberg, em especial é uma produtora de vinho espumante que funciona desde o século 19. Como está localizado em uma das regiões mais altas da cidade, a vista de lá é um atrativo a parte.

A região de Mainz conta ainda com o Weinmarkt, uma das maiores festas da cidade que acontece entre os meses de Agosto e Setembro e com comidas típicas e muito vinho local.

2 comentários em “3 destinos charmosos e nada óbvios para curtir vinhos pelo mundo”

  1. Tô fazendo um tour pelos blogs dos amigos…. Época boa aquela.

Deixe um comentário