Pisco

Estávamos conversando outro dia em casa, e um amigo disse que numa viagem que fez, bebeu um coquetel muito bom chamado Pisco Sour, à base de uma aguardente chamada Pisco. Daí veio a pergunta: qual a origem do Pisco?

Entre as pesquisas que fiz em revistas e na web a melhor definição que achei é a seguinte:

Pisco é uma aguardente destilada de uvas que podem ser: Moscatel, Torrontel ou Pedro Ximenez (essa aliás que dá origem ao Jerez espanhol). Com elevado teor de açúcar, essas uvas são cultivadas nos vales irrigados do norte do Chile e também no Peru e há muita controvérsia sobre a verdadeira origem do destilado, já que as uvas chegaram aos dois países quase ao mesmo tempo, pelas mãos dos espanhóis.

O fato é que no Chile, o marketing foi maior e a bebida acabou famosa por causa de um drinque feito à base de pisco, o Pisco Sour, que aliás, é mania nacional por lá.

Se quer você que beber um coquetel diferente e refrescante, sem fugir das uvas, experimente o pisco nessa receita de Pisco Sour:

PISCO SOUR (10 pessoas )
——————————
– 250 ml de suco de limão
– 600 ml de pisco
– 200 g de açúcar de confeiteiro
– 2 claras de ovos
– gelo a gosto

MODO DE PREPARO
Coloque o pisco em um recipiente grande com gelo, em seguida acrescente o suco de limão e o açúcar. Mexer bem. Coloque a mistura na coqueteleira, junte as claras e mexa novamente.

Deixe um comentário