Menu de Baco XX – Paella "Vanessiana" e Can Bonastre Blanco

Vanessa resolveu fazer finalmente uma Paella (Amém!). Depois que comemos em Madri uma paella que era uma mentira, ela jurou que faria uma de verdade. Como sempre fui atrás dos ingredientes, chamamos aos amigos cobaias de plantão e pronto! Tá feita a festa!

O Emerson trouxe uma cava rosé para abrir a noite e um branco, o Can Bonastre Blanco, que harmonizou perfeitamente com a Paella. Sensacional!

Acho que vou levar a Vanessa pra jantar mais vezes em restaurantes típicos bem ruins.

😉

Anote a receita e faça sua festa espanhola também!


Paella “Vanessiana”
(para 4 pessoas)

– 1/2 kg de camarões VG inteiros
– 150g de lulas (anéis e tentáculos)
– 150g de mariscos
– 100g de vôngoles
– 150g de peixe em cubos
– 150g de palmitos em rodelas
– 1/2 pimentão vermelho picado
– 1 cebola picada
– 2 dentes de alho amassados
– 2 tomates sem pele e sem sementes picados
– Salsa e cebolinha picadas
– Açafrão
– Sal e pimenta do reino
– 1 xícara de arroz
– 2 xícaras de caldo de camarão
– Azeite extra virgem (de preferência um bom espanhol)

Limpe e corte os camarões em pedaços grandes, deixando 8 unidades inteiras para decorar (Eu, como não gosto da comida olhando pra mim, retiro as cabeças). Separe as cascas e cabeças do camarões e faça o caldo (ferva com água, alho poró, cenoura e ervas, coe e reserve).

Numa panela para paella, ou numa frigideira grande, doure os camarões inteiros no azeite com sal e pimenta, retire-os e reserve. Coloque os mariscos na frigideira até abrirem, retire e reserve.

Refogue a cebola, o alho, os tomates e o pimentão. Na sequência coloque o peixe em cubos, a lula, os camarões em pedaços e os vôngoles. Mexa bem, misture o arroz, o açafrão e o caldo de camarão. Tempere com sal e pimenta e deixe cozinhar por 20 minutos (se for necessário, acrescente um pouco mais de caldo). Coloque o palmito, a salsinha e a cebolinha, decore com os camarões e os mariscos e apague o fogo.

Quer ver essa e outras delícias? Acesse o blog do Menu de Baco

Deixe um comentário